top of page

Tags:

Um bichinho é pouco, dois é bom e três é melhor ainda!


Um bichinho é pouco, dois é bom e três é melhor ainda!


Olá polvinhos,



Todo mundo que tem um amigo peludinho sabe que eles fazem mais por nós do que serem apenas as coisinhas mais fofas do universo. Às vezes, a companhia deles é bem mais agradável do que a de certas pessoas, inclusive.


Sabe quando o celular avisa que tá sem memória? As pessoas normais simplesmente apagam as fotos antigas ou parecidas, né? Não, não. Não é tão fácil assim. Amantes de bichinhos de plantão me dêem uma ajuda aqui.


Tem dias que nossos companheirinhos parecem modelos. Você tira 10 fotos pra ter certeza de que registrou aquela pose maravilhosa, mas na hora de escolher a melhor fica na dúvida. Porque cada uma delas tem um detalhe diferente. Admita, você também olha pro seu peludinho assim, às vezes.



Tenho ótimas notícias para os que amam passar um tempo com o seu animal de estimação. Embora, na verdade, sejamos mais humanos de estimação deles do que o contrário. O hufflepost listou alguns dos benefícios que eles nos trazem, confere abaixo!

  • Eles fazem bem pro coração;

  • Te fazem rir;

  • Vivem no presente;

  • Fracassar não os abala;

  • Ajudam na comunicação;

  • Ensinam a pensar de forma estratégica;

  • Amam incondicionalmente seus humanos de estimação;

  • Não se importam de perder o controle às vezes;

  • Ajudam no combate à depressão.

Embora essa lista se refira principalmente aos gatos, alguns estudos mostram que os animais no geral podem melhorar a nossa saúde física e mental. Como se eles já não fossem especiais o suficiente. De acordo com uma pesquisa quem tem um peludinho em casa é mais saudável, menos sozinho e tem maior auto-estima.


Quem convive com algum bichinho pode não encontrar grandes novidades nesse post, pois sente no dia-a-dia a diferença e os benefícios que é tê-los por perto. Mas você já parou pra pensar que vem aumentando o número de pessoas que preferem adotar um gatinho ou um cãozinho ao invés de terem filhos? O que será que tem de tão especial neles, afinal? Além das carinhas maravilhosas.


Pega uma comidinha e senta aqui pra ler que eu vou mostrar algumas das vantagens.


Sabe aquele seu amigo que fala ''não posso ter bichinhos, tenho criança pequena em casa''? Pois diga pra ele que suas desculpas acabaram. De acordo com pesquisas a presença de um gato ou cachorro durante o primeiro ano de vida ajuda a fortalecer o sistema imunológico e pode reduzir as chances de problemas respiratórios.


"Se deixarmos nossos bichos de estimação limpos e livres de parasitas, nossas casas o mais limpa que pudermos e lavarmos as mãos das crianças não tem porque termos medo de levarmos um bichinho para nossa casa.". *¹

Não há dúvidas de que nossos peludinhos nos fazem rir. Quando eles brincam, rolam, até mesmo quando estão dormindo por serem muito bonitinhos.


Rir é bom pra saúde, disso todos sabemos, mas o quanto exatamente? De acordo com pesquisas feitas nos Estados Unidos rir reduz os níveis de cortisol, que é conhecido como o hormônio do estresse. Além disso, rindo de 10 a 15 minutos por dia você queima 40 calorias. Portanto você pode emagrecer se divertindo. Seria isso o paraíso?

"O velho ditado de que rir é o melhor remédio parece ser verdade quando se trata de cuidar do coração.". *²


Os pesquisadores ainda não sabem de que forma exatamente a risada ajuda na proteção e na prevenção de doenças cardiovasculares, porém afirmam que o estresse esteja relacionado com reações inflamatórias. Eles sugerem que você tente incorporar momentos para o riso em sua rotina diária, da mesma forma que fazemos com os exercícios e os alimentos mais saudáveis.

Nossos peludinhos são ótimas companhias como sabemos. Se pudéssemos levá-los conosco aonde quer que fôssemos não duvido que o faríamos. Exceto, talvez, pela preocupação de encontrar com um animalzinho que não conhecemos.


Pesquisadores acreditam que nossos bichinhos são fontes importantes de apoio emocional e social, da mesma forma que os nossos amigos. Além de nos condicionarem a uma certa rotina, o que nos faz mais responsáveis, podendo ajudar na depressão.


Por falar em amigos, um dos artigos relaciona os ronrons ao sorriso humano. Às vezes te perguntam como você tá, você sorri mesmo não estando bem, ou sorri quando está nervoso. Pode ser que o mesmo aconteça com os gatos. Existem diferentes frequências do ronronado, inclusive terapêuticas, que ajudam no alívio da dor, na fechamento de feridas e no crescimento ósseo.


''Por outro lado, seu gato pode estar ronronando para se comunicar com você.".*³


Por último, mas não menos importante: a ligação do bichano com o espiritual. O que pode ser um assunto meio tabu, mas calma. Segundo o livro The Mythology Of Cat, aquele que não se dá bem com gatos é porque não se dá bem consigo mesmo, pois tem questões inconscientes com as quais não se relaciona bem.

Não pode fazer bullying com o amiguinho por isso, mas pode e deve fazer ele pensar sobre. Vai que a gente consegue trazer mais um pro dark side dos amantes de gatos. E caso não consiga fica de brinde a reflexão!


"O gato é um médium, alquimista e parapsicólogo. É um monge silencioso a nos devolver as perguntas medrosas esperando que encontremos o caminho na sua busca, em vez do já conhecido e trilhado.".


Quantas vezes vamos desabafar com nossos peludinhos e eles se enroscam na gente, ronronando pra nos acalmar? Ou quando nos olham tão profundamente que parecem estar vendo além de nós? Desta forma eles nos ajudam a solucionar nossos problemas, mesmo não dizendo nada.


Deveríamos fazer uma lista com o que poderíamos aprender com os gatos. Eles conhecem cada centímetro do seus corpos fofinhos e peludos, espreguiçam-se de forma a colocar tudo no lugar e saem do sono prontos para a ação. Além de amarem e preservarem seus corpos, certamente se pararmos pra pensar haverão outras que nos fariam bem.


Os gatos ainda vêm com um brinde: eles são transmutadores de energia. Os bichanos são animais de cura e absorvem a energia ruim do local transformando-a em boa novamente. Repare os recantos preferido do seu peludinho, às vezes pode ser por excesso de energia parada que acaba não sendo benéfica para nós.




Espero que vocês tenham gostado!

Vejo vocês no próximo post.

Referências

* indica que tem uma página específica para ler mais sobre o assunto se quiser e que foi um quote.

  • *¹ - http://abcnews.go.com/Health/dogs-cats-kids-avoid-respiratory-illnesses/story?id=16735622

  • *² - http://umm.edu/news-and-events/news-releases/2009/laughter-is-the-best-medicine-for-your-heart

  • *³ - http://www.mnn.com/family/pets/stories/why-do-cats-purr

  • http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2013854/Why-owning-pet-makes-happier-likely-live-longer.html#ixzz4dDZ7k9HO

  • http://www.huffpostbrasil.com/entry/laughter-and-memory_n_5192086

  • http://www.huffpostbrasil.com/entry/health-benefits-pets-respiratory-infection-healthier-kids_n_1659424

  • https://psychcentral.com/blog/archives/2013/05/19/6-ways-pets-relieve-depression/

  • http://www.huffpostbrasil.com/2015/04/01/11-razoes-pelas-quais-sua-obsessao-com-gatos-te-faz-mais-feliz-e_a_21672599/

  • https://osegredo.com.br/2014/06/o-gato-e-espiritualidade/

  • Livro The Mythology Of Cats - Gerald & Loretta Hausman (infelizmente não encontrei online)


bottom of page