Vamos falar sobre Saúde Mental?
Vamos falar sobre Saúde Mental?
Olá, polvinhos.
Preciso confessar que tava com saudades de começar um assunto desta forma, viu. Sei que alguns leitores sentiram falta dos meus posts, assim como eu senti de escrevê-los. Então, pro tema de hoje pensei em falar sobre Saúde Mental, que foi o motivo deste ser humaninho ter sumido por um tempo.
O que é, o que é:
que fez a dona do Meow Psycho desaparecer?
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS, para os íntimos) não há uma definição única, visto que diversos fatores interferem na sua composição. A forma como a pessoa vivencia às experiências subjetivas em sua vida e as diferenças culturais estão relacionadas com a nossa saúde mental.
A OMS agrupou alguns conceitos para nos auxiliar a entender melhor, tais como esse aqui abaixo:
"Saúde mental é estar bem consigo e com os outros. Aceitar as exigências da vida. Saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis. Reconhecer seus limites e buscar ajudar quando necessário.".
Já sei o que vocês estão pensando "ai, então eu tenho zero saúde mental". Não é bem assim, polvinhos. Todos temos momentos na vida em que não estamos bem e precisamos nos cuidar. Não é assim com o nosso corpo, por exemplo? Quando ficamos resfriados tomamos um cházinho, deitamos na cama pra ver aquela série que estamos adiando pra terminar por falta de tempo... Da mesma forma acontece com a saúde mental.
Saúde mental não significa ausência de doença mental.
Até porque não tem como estar bem consigo e com os outros o tempo todo, né? Ainda mais nesse período de proximidade com as eleições, sejamos sinceros. Sempre tem aqueles momentos que dá vontade de dar só uma matada rápida na pessoa. E saber reconhecer e lidar com as emoções desagradáveis também faz parte! Isso mostra que você se conhece e sabe quando não tá tão bem.
P.s.: Por isso eu precisei pausar o blog por um tempo, precisava focar em mim e nas mudanças que estavam acontecendo na minha vidinha.
Então, repitam comigo:
Saúde mental não significa ausência de doença mental. Saúde mental não significa ausência de doença mental. Saúde mental não significa ausência de doença mental.
É muito importante entender isso. Inclusive, a concepção que temos de saúde mental mudou ao longo dos anos. Segundo Amarante, ela se transformou em decorrência de mudanças na própria ciência. Esse autor nos traz, no seu livro Saúde mental e atenção psicossocial, que deveríamos entender a saúde mental como algo além da psicopatologia e não reduzi-la ao estudo e tratamento das doenças mentais.
Utilizei o artigo da Karoline, de 2007, como base pois só encontrei o livro online do Amarante agora. Sempre bom um pdfzinho com o original pra dar uma conferida. Estes autores ressaltam a importância da mudança de paradigma na saúde mental. Desta forma, retirando os sujeitos com doenças mentais da posição de "loucos" e "incapazes", a qual ainda está arraigada na sociedade atual, embora com menos força. A partir disso, uma nova imagem social foi sendo criada, juntamente com inclusão dos direitos humanos.
"Trata-se da inclusão de novos sujeitos de direto e de novos direitos para os sujeitos em sofrimento mental.".
Com esta nova visão em mente, o processo de saúde e doença vendo sendo repensado. Aos pouquinhos, retirando os portadores de doenças mentais do local invisível e de exclusão em que eram rechaçados e propondo novas estratégias visando a recuperação destes sujeitos.
Algumas dicas da OMS e da Revista Galileu para se manter saudável mentalmente:
Mantenha sentimentos positivos consigo, com os outros e com a vida;
Aceite-se e às outras pessoas com suas qualidades e defeitos;
Dê trégua às dietas muito rigorosas, mas mantenha bons hábitos alimentares, comendo legumes e verduras;
Reserve tempo em sua vida para o lazer, participando de grupos, convivência com a família e amigos;
Durma bem;
Pratique exercícios físicos regularmente, mesmo que passear com o seu peludinho;
Esqueça por um tempinho o mundo digital;
E se necessário: busque ajuda.
Por fim, a Revista Galileu fez um post muito interessante trazendo apps que podem auxiliar a nossa saúde mental. Vou deixar alguns os nomes aqui abaixo e vocês podem conferir mais no link da própria revista, vale a pena!
Be Okay (iOs) - É um app que visa auxiliar nas crises de pânico e ansiedade.
Cogni (iOs e Android) - Este app propõe anotar seus sentimentos e variações de humor, te ajudando a reconhecer um padrão de comportamentos e seus possíveis desencadeantes.
Zen (iOS e Android) - O app é voltado para o bem-estar do corpo e da mente do indivíduo, possuindo trilhas sonoras e vídeos para relaxamento.
ADDS (iOS e Android) - Desenvolvido na UFRGS. Seu nome é a sigla de Apoio ao Diagnóstico de Depressão e Avaliação do Risco de Suicídio. Não substitui o psicólogo ou psiquiatra, ele apenas auxilia no diagnóstico.
E como sempre:
Espero que vocês tenham gostado!
Vejo vocês no próximo post.
Referências
A questão da saúde mental e atenção psicossocial: considerações acerca do debate em torno de conceitos e direitos - Karoline Vitorino da Silva de Paula (2007) <http://www.scielo.br/pdf/physis/v18n4/v18n4a14>
Promoção da Saúde Mental - Tecnologias do Cuidado: vínculo, acolhimento, co-responsabilização e autonomia - Maria Salete Bessa Jorge et al (vulgo, uma galera. 2009) <https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1413-81232011000800005&script=sci_arttext&tlng=en>
Secretaria de Saúde - Saúde Mental <http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=2862>
Secretaria de Saúde - Definição de Saúde Mental <http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1059>
Revista Galileu - Dicas para fortalecer sua Saúde Mental <https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2018/01/6-dicas-para-fortalecer-sua-saude-mental-em-2018.html>
Revista Galileu - Apps para cuidar da Psique <https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2018/01/6-dicas-para-fortalecer-sua-saude-mental-em-2018.html>